O Pacto pela Democracia está atuando pela defesa do processo eleitoral e das instituições democráticas em 2022.
Em Novembro de 2022 o Pacto pela Democracia lançou o manifesto Um pacto por eleições livres íntegras e pacíficas em 2022.
Em abril de 2022, a rede do Pacto pela Democracia se posicionou contra o indulto de Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF por crimes contra o Estado Democrático de Direito.
UOL, Poder 360, Metrópoles, Jornal Nacional.
A secretaria-executiva e organizações da rede estiveram com o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e entregaram o manifesto em defesa das eleições para o ministro.
"Grupos traçam reação a golpe eleitoral de Bolsonaro e cobram adesões" - Folha de São Paulo
A Coordenadora de Advocacy do Pacto, Natália Sant'Anna de Figueiredo, também se reuniu com o presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.
Ministro Fux recebe manifesto em defesa do processo eleitoral - Jornal Nacional
Em Julho, após o episódio do assassinato de um tesoureiro do PT por um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro, a rede do Pacto lançou uma nota de repúdio à violência política, conclamando um período eleitoral pacífico.
Após um encontro do presidente Jair Bolsonaro com representantes de embaixadas internacionais e as falas com ataques às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral, a rede do Pacto também endossou as manifestações em apoio ao Tribunal Superior Eleitoral e às eleições.
Como resposta à investida internacional de Jair Bolsonaro em propagar falas em ameaça ao processo eleitoral, uma comitiva da Sociedade Civil, com a participação da Secretaria Executiva do Pacto pela Democracia, esteve em Washington e se reuniu com importantes atores da democracia dos Estados Unidos num pedido de reconhecimento imediato do resultado das urnas no Brasil.
No dia 11 de agosto o Pacto pela Democracia participou das articulações da produção e leitura do Manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça e da Carta às brasileiras e os brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que ocorreu no Largo São Francisco, em São Paulo.
Mais de 100 entidades assinam manifesto da Fiesp em defesa da democracia; veja lista - O Estado de São Paulo
Lançamos a Plataforma Eleições Melhores 2022, um repositório online com as iniciativas da sociedade civil brasileira para a qualificação do processo eleitoral. Acesse aqui.
Propostas da sociedade civil: por que a política pode ser melhor - Nexo Jornal
Em setembro de 2022, na semana antes do primeiro turno eleitoral, a rede do Pacto disseminou um manifesto com um chamando pelo exercício do voto, o respeito do pleito e a defesa da democracia.
No domingo (02), dia do primeiro turno eleitoral, a equipe da secretaria executiva do Pacto se reuniu com representantes de organizações da sociedade civil divididos em frentes estratégicas para uma "vigília eleitoral" em parceria com a OAB-SP, para promover um espaço de resposta rápida frente a possíveis ataques contra o sistema eleitoral.
Work whit us